top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Amparo – Seccional de Bragança Paulista

ree

Delegado Sandro Montanari recebe

homenagem do Legislativo


O delegado seccional da Polícia Civil de Bragança Paulista, Sandro Montanari Ramos de Vasconcellos, foi homenageado pela vereadora Karim Oliveira, do MDB, por meio da Moção nº 51/2025, aprovada na noite de 3 de novembro na Câmara Municipal de Amparo.

Responsável pela coordenação e supervisão em 16 municípios da região, Dr. Sandro é o delegado seccional que responde pelo município de Amparo. Formado em direito pela USF - Universidade São Francisco, o homenageado é pós-graduado em direito constitucional e tem especialização em polícia judiciária e sistema de justiça criminal.

Em suas palavras, além de agradecer pela honraria, o Dr. Sandro pôde apresentar dados sobre o município de Amparo, justificar o atendimento contínuo na delegacia e anunciar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. "Estou me sentindo em casa, acreditem! Obrigado.

Estavam presentes na sessão o delegado titular de Amparo, Walter Pires; o policial civil Cleiton Santos e o vereador de Tuiuti, Antônio Alves.

 

Violência doméstica

 

Na abordagem sobre violência doméstica, o delegado foi enfático em dizer que é uma grande preocupação social, "Do nosso acervo, 50% dos inquéritos policiais instaurados na região Bragantina, inclusive Amparo, são voltados à questão da violência doméstica. E esse é um tipo de crime que pega qualquer classe social, qualquer grau de escolaridade, em qualquer bairro. Por isso, peço aos senhores, à sociedade civil e à administração pública em geral, que tenham olhos mais firmes, porque isso sim, é o nosso problema".

 

Moradores em situação de rua

"É um problema, mas é mais assistencial do que propriamente policial. Quando se fala em morador de rua, não pense que é o "nóia" (usuário de drogas), porque o traficante não vende para o morador de rua. O traficante não quer correr risco. Os moradores de rua, muitas vezes, são os furtadores em troca de uma garrafinha de “corote” (garrafinha de pinga barata). Temos que saber quem são os grandes receptadores dos furtos", avaliou.

Como alerta, o delegado disse que, em Bragança Paulista, uma quadrilha foi presa por atrair os moradores de rua para tirar o CPF, montar a empresa e causar um dano à sociedade através de empréstimos e compras.

 

Delegacia em 24 horas Amparo

Sandro falou também que foi cobrado para disponibilizar atendimento 24 horas na Delegacia de Amparo. "O prefeito Carlos Alberto me pediu e tentei ajudar, mas nós tínhamos um déficit muito grande de policiais. Era uma coisa complicada e dependíamos muito da Prefeitura", afirmou.

DDM - Delegacia de Defesa da Mulher

Ao finalizar seu discurso, o delegado homenageado anunciou uma conquista para o município de Amparo. "Não foi dada a publicidade adequada, mas há mais ou menos um mês temos uma Delegacia da Mulher 24 horas. O atendimento é online, de domingo a domingo, onde a mulher, ou a pessoa que se identifique com o gênero feminino, pode procurar a delegacia. Ela vai entrar numa sala destinada a ela, diferente do plantão policial normal, e acessar um link com policiais mulheres que vão tomar todas as providências, inclusive judiciais”, concluiu.


up-arrow.png
bottom of page