Serra Negra - Cidade ganhou novo espaço ambiental
- JoCA NEWS

- 13 de out.
- 3 min de leitura

Meio Ambiente
A Prefeitura de Serra Negra inaugurou no final do mês de setembro, o ECOPONTO Nilson Franco Frutuoso, localizado na Avenida Juca Preto, 2.086, (antigo ponto aluguel de cavalos) no bairro das Palmeiras.
O espaço passa a ser uma referência para o descarte correto de diferentes tipos de RESÍDUOS (nome correto, não é lixo), fortalecendo as políticas públicas municipais voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.
O ECOPONTO foi projetado para receber materiais como entulho de pequenas obras, móveis usados, restos de podas de árvores e recicláveis (papel, plástico, vidro e metal).
A iniciativa oferece à população uma alternativa adequada para o descarte, contribuindo para o aumento da reciclagem e ajudando a evitar a poluição e o acúmulo irregular de resíduos em ruas, rios e terrenos baldios.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Elmir Chedid destacou a importância do novo equipamento público, “Esse é um passo fundamental para garantirmos uma cidade mais limpa, organizada e comprometida com o futuro. O ecoponto vai facilitar a vida da população e reforçar nossa responsabilidade com o meio ambiente”, afirmou.
A denominação do espaço presta homenagem ao Sr. Nilson, cidadão serra-negrense que deixou sua marca de dedicação à comunidade e ao desenvolvimento da cidade. O reconhecimento reforça o compromisso da Administração Municipal em valorizar a memória daqueles que contribuíram com Serra Negra.
A implantação do ECOPONTO integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura em prol da sustentabilidade, ampliando os canais de participação da população no cuidado com o município.
Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h.
Acompanharam o prefeito na cerimônia sua esposa Deborah Chedid, o vice-prefeito Rodrigo, demais autoridades, servidores, população em geral, representantes do CISBRA e familiares do homenageado: a viúva Aparecida, filhos Nilce, Adilson e Rosemeire.
O que não pode ser descartado:
Resíduo Biológico: remédios, resíduos sépticos (hospitalar, agulhas, curativos, seringas e animais mortos)
Resíduos Químicos: resíduo industrial, amianto, embalagem e resíduos de agrotóxicos, resíduos de postos de combustíveis, lâmpadas, pilhas e baterias;
Resíduos Domiciliares: restos de alimentos e outros materiais orgânicos
Está autorizado o descarte de até 1 metro cúbico por pessoa (equivale a 1 caçamba de pickup pequena)
Esses serviços não são destinados a empresas ou para fins comerciais.
Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (19) 3892-9730.
Vista aérea do ECOPONTO
JoCA NEWS comenta:
A responsável pelo ECOPONTO, é a CISBRA - Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, que consta ter como destinação dos valores apurados na venda do material reciclado:
Manutenção e logística: A receita ajuda a cobrir os custos operacionais do consórcio, como a operação dos ECOPONTOS e o transporte dos resíduos para triagem.
Apoio a catadores: O consórcio trabalha em parceria com cooperativas de reciclagem para que os trabalhadores possam ter mais renda e condições de trabalho mais dignas, o que contribui para a inclusão social, nós do JoCA NEWS, já havíamos sugerido que houvesse uma integração com os catadores da cidade, para organiza-los a formar uma cooperativa, mas, não deu certo, inclusive, com esse ECOPONTO, onde muitas pessoas contribuem voluntariamente, diminuiu os catadores. Sendo assim, mais pontos de coleta deveriam ser instalados, pois é dinheiro grátis que entra, e, o Meio Ambiente é beneficiado.







