top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

30ª Festa do Morango

Fruto está em alta


ree

O evento, ocorrerá em 3 finais de semana consecutivos:

Dias 29 a 31 de agosto e de 5 a 7 de setembro, oferecendo diversas atrações, como venda de produtos artesanais à base de morango, shows musicais, apresentações culturais e exposições.

 

História e tentativa de Privatização:

A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 com a finalidade de criar uma identidade para o Município e fomentar a produção de uma das frutas mais desejadas do consumidor brasileiro.

A Festa do Morango foi escolhida, não pela quantidade produzida no local e sim pelo vínculo histórico, uma vez que, na cidade, através da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas na década de 40 foram feitos os primeiros plantios da fruta no Estado, sendo desenvolvidas diversas variedades, e ainda, por Monte Alegre do Sul ter sido considera uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

Agora sob a administração da APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, está sendo cogitada pelo governo estadual Tarcísio de Freitas, a PRIVATIZAÇÃO, conforme divulgação feita em abril deste ano, está no projeto, a inclusão de mais 23 cidades, mas, a Justiça suspendeu a audiência sobre a venda total ou parcial de áreas de pesquisa do governo de SP, na decisão, a juíza afirma que patrimônio dos institutos é inalienável e intransferível sem autorização da Assembleia Legislativa.

Monte Alegre do Sul recebe um número de turistas estimado em aproximadamente 1 milhão de pessoas, no ano. O evento é realizado no centro histórico da cidade com entrada franca.

Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto na forma “in natura”. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos que pouca gente conhece:

Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real.

 

up-arrow.png
bottom of page