Pare de fumar
- JoCA NEWS

- 8 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Programa Respire Fundo oferece apoio gratuito
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, presidido por Deborah Chedid, mantém o Programa Respire Fundo, uma iniciativa gratuita voltada ao apoio de pessoas que desejam abandonar o cigarro e melhorar sua qualidade de vida.
Os encontros ocorrem todas as 4ª feiras, das 8h às 9h, no Centro de Aprendizado Rápido José Franco de Godoy (Praça Lions Internacional, 80 – Centro), abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
A proposta é acolher fumantes de todas as idades, oferecendo acompanhamento com equipe multiprofissional composta por psicólogo, enfermeiro, dentista, médico e farmacêutico.
Além de suporte emocional e orientação técnica, o programa disponibiliza avaliação médica, prescrição de medicamentos e fornecimento de adesivos de nicotina, contribuindo para o processo de cessação de forma segura e eficaz.
Mais do que ajudar a deixar o vício, o programa tem papel fundamental na prevenção de doenças graves causadas pelo tabagismo, como:
- Câncer: o cigarro comum, é a principal causa de câncer de pulmão e está diretamente relacionado a tumores na boca, garganta, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, colo do útero e leucemia; os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou e-cigarros, além de proibidos, também são prejudiciais.
- Doenças cardiovasculares: o uso do tabaco aumenta o risco de infarto, AVC, pressão alta, angina e outras doenças do coração e circulação;
- Doenças respiratórias: fumantes têm maior propensão a desenvolver bronquite crônica, enfisema e DPOC, além de infecções e asma agravada;
- Complicações na gravidez: fumar durante a gestação pode resultar em aborto, parto prematuro, baixo peso do bebê e problemas no desenvolvimento infantil;
- Problemas bucais: mau hálito, doenças nas gengivas, perda de dentes e câncer bucal são consequências comuns do tabagismo;
- Outros riscos: o hábito de fumar também está associado à impotência sexual, infertilidade, osteoporose, catarata, menopausa precoce e menor desempenho físico.
- Tabagismo passivo: não fumantes expostos à fumaça do cigarro correm risco de desenvolver doenças semelhantes, o que agrava o impacto na saúde pública.
O tabagismo é responsável por milhões de mortes no mundo e, no Brasil, mais de 477 pessoas morrem por dia em decorrência de doenças associadas ao consumo de tabaco.
Os custos com tratamentos também representam um peso significativo para o sistema público de saúde, além do sofrimento do paciente e da família.
Abandonar o cigarro é uma atitude de cuidado consigo e com os outros.
Com o Programa Respire Fundo, a Prefeitura reforça seu compromisso com a saúde preventiva, oferecendo acolhimento, informação e apoio gratuito à população.
Faça um esforço para seu próprio bem.







