Saúde mental e Hanseníase neste mês
- JoCA NEWS

- 9 de jan.
- 2 min de leitura

Janeiro é mês conhecido como Janeiro Branco, focado na conscientização sobre a SAÚDE MENTAL e EMOCIONAL, e também Janeiro Roxo, para o combate e prevenção da HANSENÍASE, sendo o branco uma "folha em branco" para novos planos e o roxo para a doença, comemorando-se o início do ano e a importância do autocuidado mental e físico, além do Dia Nacional de Combate à Hanseníase (último domingo do mês).
A HANSENÍASE (antiga lepra) é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, causando manchas, dormência, perda de sensibilidade e força muscular, podendo levar a incapacidades se não tratada precocemente, mas possui cura e tratamento gratuito pelo SUS, com o uso de antibióticos.
A transmissão ocorre por contato próximo com pessoas doentes que ainda não iniciaram tratamento, através de gotículas respiratórias.
Tivemos recentemente, um presidente da República, que se referia aos LEPROSOS, LEPRA, dizendo “o grande mal da época em que Cristo nasceu era a lepra: o leproso era isolado, mantinha-se distância dele. Hoje, temos lepra também, continua, mas o mundo não acabou naquele momento", foi proibido pela justiça, será que isso é perseguição, censura ou impedimento de um ignorante continuar a se expressar de forma pejorativa.
A autoria da ação foi do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase contra a União. A entidade relata que, em dezembro de 2.021, o presidente utilizou o termo "lepra" para se referir à hanseníase durante discurso no interior de Santa Catarina.
De acordo com o Movimento, a expressão "lepra" possui acentuado teor discriminatório e estigmatizante em relação às pessoas atingidas pela hanseníase. A lei 9.010/95 veda o uso do termo "lepra" e seus derivados na linguagem empregada nos documentos oficiais da Administração centralizada e descentralizada da União e dos Estados-membros.
Mitos e Verdades:
Mito: A hanseníase é hereditária ou pega por abraço/talheres.
Verdade: Transmitida por gotículas respiratórias de pessoas doentes, e o paciente em tratamento não transmite.







