Brasil – Ministros do STF Mendonça e Fux desistem de ir a evento
- JoCA NEWS

- há 57 minutos
- 2 min de leitura

Os ministros do STF - Supremo Tribunal Federal André Mendonça e Luiz Fux desistiram de ir a um congresso jurídico na Espanha que terá a participação de um dos integrantes de uma banca de advocacia que defende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Também compõe uma mesa no evento um ex-sócio do resort Tayayá, do qual o ministro Dias Toffoli foi sócio.
Mendonça desistiu de ir ao evento após ter sido sorteado relator das investigações relacionadas ao Banco Master. A decisão, segundo o ministro disse a interlocutores, foi tomada por prudência, Fux também cancelou sua participação.
O evento, chamado 2º Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global, acontecerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro em Salamanca, na Espanha.
No primeiro dia do congresso, uma mesa sobre crime organizado e segurança pública será presidida por Igor Tamasauskas, do escritório Bottini & Tamasauskas, que defende Vorcaro e o empresário Alberto Leite, do grupo FS.
Também prevê a participação de 5 integrantes do STJ - Superior Tribunal de Justiça e outro representante do TST - Tribunal Superior do Trabalho.
Leite esteve no Tayayá no final do ano passado para encontrar Toffoli, um avião em nome da RNZ Holding, de propriedade do empresário, chegou em 28 de dezembro ao aeroporto de Ourinhos, o mais próximo do resort, e foi embora no dia seguinte, Toffoli estava no resort na data. O empresário já reconheceu que é amigo de Toffoli, mas aponta que não há negócios com a família do ministro.
JoCA NEWS comenta: “Ibero-Brasileiro”, é a relação, influência ou união cultural e histórica entre o Brasil, com Portugal e Espanha, da península Ibérica, mas, que raios essas autoridades tem que participar desses Congressos?.
André Mendonça, pastor e “terrivelmente evangélico”, fundou o Instituto Iter S/A, voltado para educação, cursos e seminários, inaugurado em novembro de 2023. O instituto ganhou destaque por ter faturado milhões em contratos públicos em pouco mais de um ano de existência, conforme reportado em outubro de 2025. Este ano, diante de repercussões sobre os negócios, foi noticiado que o ministro anunciaria a doação de lucros a obras sociais e dízimo.
Temos 3 ministros do STF e familiares, que possuem 31 Empresas, Escritórios, Holdings, Institutos e Companhias Imobiliárias.
Mendonça, é o relator nas investigações do Banco Master e sobre descontos indevidos no INSS, onde aparecem igrejas e pastores evangélicos envolvidos, teremos que acompanhar suas decisões e posicionamentos.







