Brasil – Dicas de segurança contra fraudes e golpes
- JoCA NEWS

- 6 de fev.
- 2 min de leitura

Conheça os tipos de golpes e fraudes mais comuns e as principais dicas de segurança para se proteger.
Muitas funcionalidades digitais como serviços bancários e de entrega, compras, relacionamento, transporte, comércio, comunicações, redes sociais e serviços públicos tornam o nosso dia a dia mais prático. Porém, existem golpistas que causam diversos prejuízos aos consumidores, pela internet.
Devido ao percebido aumento do número de fraudes e golpes no ambiente digital, diversos agentes, públicos e privados, têm se mobilizado para enfrentar o problema. Na Anatel, existe um grupo técnico que trabalha na prevenção e no combate às fraudes que se utilizam, direta ou indiretamente, dos serviços de telecomunicações.
Como as táticas utilizadas pelos fraudadores mudam com frequência, é muito importante que o consumidor esteja bem informado e alerta para não cair em uma armadilha. O propósito desta página é conscientizar a sociedade sobre a importância do assunto, com informações sobre as fraudes (o que são, como evitá-las e resolvê-las), bem como dicas de segurança e privacidade, divididas por temas.
Confira abaixo o que encontrar em cada seção desta página:
Golpes atuais mais comuns – atuação da Anatel na prevenção e combate a fraudes, lista dos golpes mais frequentes que prejudicam os consumidores;
Dicas de Segurança - principais dicas de segurança e privacidade digital relacionadas ao uso seguro de contas online, equipamentos, funcionalidades, entre outros.
Contatos em nome da Anatel – tipos de fraudes em que o fraudador utiliza o nome da Anatel indevidamente para enganar as vítimas; e, canais institucionais de relacionamento com os consumidores.
Contatos Financeiros – Ligações gravadas dizendo que são do Banco tal, e consta um débito na sua conta, se foi você DIGITE 1, se não foi você DIGITE 2, qualquer dessas opções lhe enviam para os golpistas, a mesma coisa acontece de várias outras formas, PROVA DE VIDA DO INSS, nenhuma dessas ligações, são oficiais, desligue e NÃO FALE NADA, pois, estão gravando a sua voz, para usar em golpes com seus conhecidos.
Está difícil se proteger contra esses criminosos, dá trabalho, mas, vá pessoalmente ao Banco, INSS ou empresa que conhece.
Neste ano eleitoral, devido a polarização ainda acirrada, haverá também muitas FAKE NEWS.







