Brasil – Novo porto movimentará 100 milhões de barris de petróleo por ano
- JoCA NEWS

- há 55 minutos
- 2 min de leitura

Projetado para Vitória, capital do Espírito Santo, o novo terminal portuário terá capacidade para movimentar cerca de 100 milhões de barris de petróleo por ano, reforçando a infraestrutura logística do estado, voltada à exportação de commodities (matérias-primas básicas, de origem agropecuária, mineral ou energética), o porto foi batizado de TGL - Terminal de Granéis Líquidos de Praia Mole, o projeto prevê investimento estimado em R$ 340 milhões e tem início de operação planejado para 2028, consolidando-se como uma das principais apostas do estado no segmento de óleo e gás.
Com capacidade para movimentar aproximadamente 14 milhões de toneladas de petróleo por ano (o equivalente a aproximadamente 100 milhões de barris), o projeto é operado pela Blue Terminals e integra a área sob concessão da Vports, com as duas companhias tendo firmado um contrato de 25 anos para viabilizar a implantação do terminal em Praia Mole. O acordo garante o direito de exploração da área e sustenta o planejamento de longo prazo do empreendimento.
Além do impacto logístico, o terminal deve gerar até R$ 80 milhões por ano em royalties (pagamento pelo direito de uso, exploração ou comercialização de bens no local), recursos que serão distribuídos entre Vitória, Serra e Vila Velha, ampliando a arrecadação municipal associada à cadeia de óleo e gás.
O diretor executivo da Blue Terminals, diz que o Espírito Santo é o segundo maior produtor do país, ainda exporta uma parcela limitada do que produz. Para ele, o projeto surge como uma estrutura logística capaz de ampliar esse potencial.
O terminal está com a engenharia em fase avançada de desenvolvimento e, agora, avança para o licenciamento ambiental. Entre os diferenciais previstos estão os navios com casco duplo, sistemas automatizados de contenção, centro de controle operacional e monitoramento contínuo.
Muitos empregos diretos e indiretos serão criados.







