top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Democracia em risco

ree

O mundo está dividido


As coisas, estão ficando perigosas, a Democracia corre risco iminente, todos os dias, não só no Brasil, mas o mundo inteiro está dividido entre DIREITA e ESQUERDA, e de forma enfática, muitos perderam amizades, famílias ficaram afastadas por suas opiniões políticas divergentes.

Vejam só, por aqui, 1/3 da população é a favor do atual presidente, 1/3 é a favor do ex-presidente inelegível, o restante, é que define as eleições, ficam observando em quem irão votar, mas, pior ainda, são os que VOTAM EM BRANCO, ANULAM ou NÃO COMPARECEM, lembrando que não é obrigatório votar, o que é obrigatório, é o comparecimento às urnas, mas, a questão é essa, podem não gostar de política, mas, tudo é decidido com política, seja em casa, no serviço, nas cidades, estados e país, não deixe de participar, assim, quem sabe poderemos mudar essa situação.

O ex-presidente e seus seguidores, diziam desde quando assumiu o cargo, que as eleições foram fraudadas, não eram confiáveis, a única explicação para quem venceu, dizer isso, é desconfiar que na próxima eleição seria difícil se reeleger, como de fato foi, depois alegou perseguição política, mas, fez e falou de tudo para provocar o judiciário, para depois fazer essas afirmações falsas.

Donald Trump, presidente americano, também reclamou, em 2020, dizendo que as eleições tinham sido fraudadas, perdeu e não gostou de ter perdido, então fez pior ainda incitou invadirem o Capitólio (Congresso dos Estados Unidos, em Washington), é impossível eu ter perdido então os outros caras lá roubaram a eleição. Ao contrário daqui, e como queriam esses brasileiros inconformados o voto lá era com cédulas de papel. O que o Trump queria era uma eleição digital, como a nossa, mas, a questão é, quem controla as urnas, aqui é o judiciário, que não tem nenhum interesse em favorecer ninguém, tanto é que há alternância no poder e para mostrar mesmo essa independência, o legislativo está com muitos da oposição, quem iria fraudar desse jeito, deixa de ser ignorante.

Eles falam em fraude quando perdem, não aceitam a derrota.

Se a gente está fazendo voto eletrônico faz 30 anos e nunca ninguém reclamou, porque agora?, lá nos Estados Unidos, eles estão fazendo voto do mesmo jeito faz mais tempo ainda, vem dizer que dessa vez não valeu?. O problema é com quem não respeita as regras. As regras são iguais para todo mundo. Se valeram para Bolsonaro ganhar em 2018, valeu para ele perder em 2022.

É inconstitucional conceder ANISTIA para GOLPISTAS, a Constituição Federal, em seu artigo 5ª, diz que não podem ser objeto de anistia os condenados por tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos, embora não esteja escrito, se, esses crimes são considerados gravíssimos, GOLPE DE ESTADO, também é.

Por coerência essa vedação também deve ser atribuída aos crimes contra a ordem democrática, lembremos o caso do ex-deputado Daniel Silveira, que foi condenado pelo STF, por atentar contra o regime democrático, condenado a mais de 8 anos, o ex-presidente Jair, concedeu anistia, mas, foi anulada pelo STF, com base nessas premissas, portanto, mesmo que aprovada no Congresso Nacional, será considerada inconstitucional.

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que está sem Embaixador há mais de 1 ano, criticou nesta quinta-feira, dia 7, mais uma vez o ministro do STF - Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, isso, já seria causa de expulsão do país, torna-lo persona non grata, não aceitaremos interferência estrangeira.

Desta vez, os EUA afirmam que estão monitorando os “aliados” do magistrado e que os mesmos “estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes”, além de tudo, ameaçam um membro da Suprema Corte.

Alguns parlamentares, estão voltando a apoiar uma coisa que nunca quiseram, ACABAR COM O FORO ESPECIAL (foro por prerrogativa de função), retirar do STF a prerrogativa de julgar esse crime por exemplo de Golpe de Estado, só para retirar do Supremo o julgamento do seu líder, a Constituição não pode ser alterada só para satisfazer uma pessoa, lembremos que, quando Michel Temer era presidente da República, estava tramitando tal lei, mas, o então presidente decretou a GLO - Garantia da Lei e da Ordem que autoriza a atuação de tropas das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro, e isso, impediu qualquer tramite de alteração constitucional, foi uma jogada de mestre, e para curiosidade, o comandante do exército que estava lá era General Braga Netto, preso atualmente.

up-arrow.png
bottom of page