Editorial – Pesquisa eleitoral revela quem os brasileiros preferem
- JoCA NEWS

- há 3 dias
- 2 min de leitura

O novo levantamento nacional do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira, dia 29, aponta o presidente Lula, está na liderança das intenções de voto no 1º turno das eleições de 2.026 e cenários de empate técnico em eventuais disputas de 2º turno.
Na pesquisa, Lula do PT 13 aparece com 39,8% das intenções de voto em um 1º turno contra Flávio Bolsonaro do PL 22 com 33,1%. Em seguida, aparecem Ratinho Junior, com 6,5% e Ronaldo Caiado, ambos do PSD 55, com 3,7%, e Romeu Zema do NOVO 30, com 2,8%; Renan Santos (Fundador do MBL - Movimento Brasil Livre) do MISSÃO 14, têm 1,5% e Aldo Rebelo (deixou o PCdoB em 2017, passou por outros partidos e agora, se aproxima do Bolsonarismo) do DC – DEMOCRACIA CRISTÃ 27, com 1,1%.
A nova pesquisa, revela que 42,6% dos brasileiros consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva do PT melhor que o do ex-presidente Jair Bolsonaro PL.
Mulheres apoiam Lula, enquanto os Homens preferem Bolsonaro
A margem é pequena mas, marcante quando se observa o gênero dos entrevistados. A maioria das mulheres brasileiras com 45,5% prefere o governo Lula, enquanto os homens 45,3% avalia que a gestão Bolsonaro foi superior.
Ainda nesse mesmo levantamento, o presidente Lula está na liderança das intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 2.026.
A pesquisa ouviu 2.080 eleitores, em 160 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, entre 25 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de confiança.
JoCA NEWS comenta: A FALTA DE SEGURANÇA e o MEDO DA CRIMINALIDADE consolidaram-se como a maior preocupação dos brasileiros, atingindo 45% da população em pesquisas recentes. Este temor supera temas como saúde e corrupção e roubos de celulares, alterando hábitos diários de 72% das pessoas, interessante essa preocupação, ser repassada como responsabilidade do governo federal, segundo a Constituição Federal de 1.988 estabelece:
“Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, ......., é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados”, portanto, essa insegurança nas ruas, não é responsabilidade do governo federal, são responsabilidades dos GOVERNADORES, que as vezes, chegam a tentar enganar a população em suas falas.
Infelizmente, existe muita desinformação, desconhecimento do funcionamento das coisas e para piorar, tem as FAKE NEWS, que neste ano eleitoral, deverá aumentar, CUIDADO.
Saia das FAKE NEWS, leia JoCA NEWS.







