Editorial – Receita Federal orienta sobre FAKE NEWS envolvendo PIX e TRIBUTAÇÃO
- JoCA NEWS

- 16 de jan.
- 2 min de leitura

Órgão esclarece mais uma vez que não há tributação, nem monitoramento de movimentações financeiras via PIX, e alerta para riscos da desinformação, novamente, ano eleitoral.
São completamente falsas as informações sobre monitoramento de movimentações financeiras via PIX para fins de tributação.
A Constituição Federal proíbe a tributação de movimentações financeiras.
Não existe tributação de PIX e não existe tributação sobre movimentação financeira.
Mentiras desse tipo voltam a circular nas redes sociais com o objetivo de enganar as pessoas e atender aos interesses do crime organizado.
A Instrução Normativa da Receita Federal nº 2.278 de 2025, que é atacada mentirosamente como se tratasse de monitoração de PIX, na verdade apenas estende às fintechs as mesmas obrigações de transparência que sempre foram aplicadas às instituições financeiras, sem qualquer detalhamento ou identificação de movimentações financeiras.
Essa Instrução Normativa é essencial para evitar que fintechs voltem a ser utilizadas por organizações criminosas para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, como vimos na Operação Carbono Oculto, feita pela Polícia Federal e Receita Federal.
O combate ao crime organizado não será prejudicado por pressões de quem quer que seja.
A Receita Federal alerta que disseminar mentiras, FAKE NEWS e pânico financeiro com essa finalidade é uma prática perigosa, porque incentiva criminosos a aplicarem golpes contra as pessoas com base na mentira, no momento em que esse tipo de FAKE NEWS é lançada, os criminosos se aproveitam para enviar anúncios e mensagens falsas via redes sociais e outras formas de comunicação, como telefone e Whatsapp, com a finalidade de coagir as vítimas, outro ponto importante é que quem divulga FAKE NEWS, além de incentivar o crime, também se beneficia com a movimentação e monetização em cima desse tipo de assunto nas redes sociais, gerando descrença e desconfiança no PIX brasileiro.
É isto o que os autores dessas mensagens falsas não querem que a população saiba: a partir de janeiro deste ano, quem ganha até R$ 5 mil estará completamente isento do imposto de renda e quem ganha até R$ 7.350,00 terá desconto.
JoCA NEWS comenta: Ainda mais em ano eleitoral, veremos muitas FAKE NEWS, circularem pelas redes sociais em caso de dúvida, de um GOOGLE, e veja se algum órgão de imprensa com credibilidade publicou alguma coisa a respeito, mas, CUIDADO, não acredite em publicações de FACEBOOK ou INSTAGRAM, lá, podem publicar o que quiserem.
Saia das FAKE NEWS, leia JoCA NEWS.







