Internacional - México aprova até 50% sobre importações do Brasil
- JoCA NEWS

- 12 de dez.
- 2 min de leitura

Taxação mexicana
O Congresso mexicano aprovou um aumento de pelo menos 35% nas tarifas de importação de 1,4 mil produtos de 12 países com os quais não possui acordos comerciais, entre eles o Brasil e a China, o principal afetado.
As novas tarifas, deverão entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2.026.
Os Senadores aprovaram a medida na noite dessa 4ª feira, dia 10, seguindo a Câmara dos Deputados, que já havia aprovado os aumentos durante a madrugada.
O partido da presidente Claudia Sheinbaum, que controla ambas as casas, afirmou que as tarifas eram necessárias para impulsionar a produção nacional, o projeto de lei foi aprovado com 76 votos a favor, votaram contra 5 e houve 35 abstenções.
Além de Brasil e China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Rússia, Tailândia, Turquia e Taiwan também foram taxados.
Serão modificadas 1.463 classificações tarifárias em produtos dos setores automotivo, têxtil, de vestuário, plásticos, eletrodomésticos e calçados, entre outros.
O México importou US$ 130 bilhões em produtos da China em 2.024, ficando atrás apenas das importações dos Estados Unidos. O governo chinês criticou duramente o aumento das tarifas quando a proposta foi anunciada em setembro.
Os 35 senadores se abstiveram da votação, argumentaram que o projeto de lei foi elaborado às pressas, sem analisar seu impacto sobre a inflação, foi apenas concessão à pressão do presidente Donald Trump.
Em defesa da reforma, os legisladores do partido governista enfatizaram que ela busca fortalecer o setor industrial mexicano, promover a criação de empregos e expandir as cadeias de suprimentos.
JoCA NEWS comenta: realmente, são submissos, pois os EUA, diminuíram as taxações que haviam sido impostas, e o México está apenas dificultando a vida do seu povo.







