Internacional – Trump ordena bloqueio “TOTAL” de todos os petroleiros
- JoCA NEWS

- há 1 dia
- 3 min de leitura

EUA querendo tomar conta
Em meio às tensões entre EUA e Venezuela, o presidente americano acusou o regime de Maduro de roubar os direitos de exploração de petróleo. O líder republicano acusou o regime da Venezuela, de roubar os direitos de exploração de energia dos EUA, "É um bloqueio. Não vou deixar ninguém passar sem o devido direito. Vocês se lembram que eles tomaram todos os nossos direitos de exploração de energia? Eles tomaram todo o nosso petróleo de não faz muito tempo, e nós o queremos de volta. Mas eles o tomaram. Tomaram ilegalmente". Por isso, ordenou o bloqueio "TOTAL E COMPLETO" de todos os petroleiros sancionados (navio-tanque que está sujeito a medidas punitivas, ou sanções, impostas por países ou organizações internacionais, como os Estados Unidos ou as Nações Unidas) que entram e saem da Venezuela, afirmando que o país estava "totalmente cercado pela maior armada já reunida na história da América do Sul".
Nos últimos meses, os EUA enviaram milhares de soldados, aeronaves, veículos e navios de guerra para o Caribe, desde então, mais de 20 ataques foram realizados contra embarcações e mais de 104 pessoas morreram, no que Washington alega ser uma operação contra o narcotráfico em águas internacionais.
A Venezuela detém as maiores reservas de petróleo bruto do mundo, não está claro como os EUA fariam cumprir o bloqueio, nem se recorreriam à Guarda Costeira americana para interceptar embarcações.
A Guarda Costeira dos EUA esteve envolvida na apreensão, na semana passada, do superpetroleiro Skipper perto da Venezuela, que foi a primeira apreensão americana de uma carga de petróleo venezuelana.
JoCA NEWS comenta: Com que autoridade, embarcações e aeronaves militares americanas tem, de atirar em embarcações civis, matando mais de 104 pessoas, SEM NENHUMA COMPROVAÇÃO do que alegam, com que direito, apreendem embarcações estrangeiras em águas internacionais???, os americanos, praticamente, abandonaram a ONU, no entanto, querem ser o fiscal mundial, mas, para seus interesses. Consta que o Trump, quer ficar com o petróleo apreendido do petroleiro Skipper, isso é roubo.
Explicando o que houve: Em 2.006, o então presidente Hugo Chávez promoveu uma reforma na Lei Orgânica de Hidrocarbonetos, determinando que a petrolífera estatal venezuelana PDVSA - Petróleos de Venezuela S/A, tivesse maioria acionária das joint ventures que operam na Faixa do Orinoco, o maior campo de petróleo do mundo.
Na época, empresas de vários países, inclusive a americana (que, está autorizada até hoje a operar na Venezuela por Trump), aceitaram as condições do chavismo, apesar da imposição do controle estatal sobre as operações, do aumento da carga tributária para as companhias, e de terem que vender ações para o Estado venezuelano a valores inferiores aos do mercado. Alega que estão usando o petróleo para o narcotráfico, mas, também se beneficiam dele, aliás, os EUA, a CIA, já fizeram contrabando de drogas, é só pesquisar.
As gigantes americanas CONOCOPHILLIPS e EXXON MOBIL, no entanto, não concordaram com a imposição e tiveram seus ativos na Venezuela expropriados.
Os casos acabaram na arbitragem internacional. A EXXON MOBIL processou o Estado venezuelano em 10 bilhões de dólares devido à estatização dos seus ativos.
O Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos do Banco Mundial determinou, por sua vez, que a CONOCOPHILLIPS deveria receber US$ 8,7 bilhões da Venezuela, e a EXXON MOBIL, US$ 1,6 bilhões.
A Venezuela recorreu da decisão e ainda não pagou os valores em sua totalidade.







