top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Internacional – “Thanksgiving Day”

ree

EUA celebram

Dia de Ação de Graças


No dia 27 de novembro, foi Feriado, e é comemorado nos Estados Unidos (principal feriado) Dia de Ação de Graças - “Thanksgiving Day”.

É celebrada a colheita e a fartura de alimentos, reunindo famílias para agradecerem pelas bênçãos do ano que chega ao fim.

Durante a noite do feriado, as famílias também costumam preparar um banquete especial, que inclui pratos típicos feitos à base de abóbora, batata-doce, purê de batatas, frutas vermelhas, molho de cranberry, cookies (biscoitos) e tortas de maçã e nozes, e o tradicional peru.

Os Estados Unidos celebram a data na última quinta-feira do mês de novembro. Este ano, a data caiu no dia 27.

 

Origens do Dia de Ação de Graças

A história do Dia de Ação de Graças remonta ao século XVII, quando colonos ingleses (os Peregrinos) de Plymouth, atual Massachusett e o povo nativo americano Wampanoag, que compartilharam uma refeição para celebrar uma colheita bem-sucedida em 1.621. Essa celebração, influenciada pelo apoio dos indígenas que ajudaram os colonos a sobreviverem ao seu primeiro inverno, tornou-se celebração nacional nos EUA em 1.863 por meio de um decreto do presidente Abraham Lincoln, durante a guerra civil americana, mas apenas em 1.941 a data passou a ser feriado nacional. O feriado é celebrado na 4ª, quinta-feira de novembro e é um momento para gratidão, união familiar e celebração. Interessante relembrar, que posteriormente, os novos americanos, pretendiam erradicar todos os povos indígenas, por diversas formas, matando-os, invadindo seu território (assim como fizeram com o México), ou, matando todos os animais que servia de alimentos ou proteção contra o frio, bisões, castores, etc., parece que essa gratidão, foi esquecida ou modificada.

 

A tradição também é celebrada no Canadá, mas em data diferente: na segunda segunda-feira do mês de novembro, este ano, foi dia 10.

Além do banquete e do entretenimento, o Dia de Ação de Graças inspirou outros costumes.

Muitos americanos se envolvem em atividades beneficentes, como trabalho voluntário ou organização de campanhas de arrecadação de alimentos, outra tradição notável também é o "perdão do peru", no qual o presidente dos EUA "perdoa" cerimonialmente um animal vivo, poupando-o de ser sacrificado para o banquete do jantar, e finalmente, outra tradição do Dia de Ação de Graças é a quebra do osso da sorte, nesse costume, depois que o peru é cortado, 2 pessoas puxam cada extremidade do osso do animal, chamado fúrcula, mais conhecida popularmente como "osso da sorte" (em inglês, wishbone), enquanto fazem um pedido silencioso, quem ficar com o pedaço maior, será o vencedor.

A data foi instituída no Brasil em 1.949. A comemoração foi sugerida por Joaquim Nabuco, quando este era embaixador do Brasil nos Estados Unidos, e aprovada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra


up-arrow.png
bottom of page