top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Mundo controla e expulsa estrangeiros

Portugal, Reino Unido,EUA, Austrália, Itália


Reino Unido endurece regras de imigração e fiscalização de estrangeiros, com medo de deportação, muitos brasileiros têm recorrido a “pedidos de asilo” (alguém que fugiu do seu país de origem devido a um medo real de perseguição e que busca proteção em outro país) para tentar permanecer. Mas, a tática não é garantia de sucesso, ainda mais, que o Brasil vive em plena DEMOCRÁCIA, apesar da tentativa de golpe.

O número de brasileiros que pediram asilo no Reino Unido explodiu nos últimos 2 anos, entre março de 2.024 e o mesmo mês de 2.025, segundo o Home Office (um dos departamentos mais importantes do governo britânico, é responsável por questões relacionadas à imigração, segurança pública, policiamento, políticas sobre drogas e o combate ao terrorismo), foram 2,6 mil requisições, somente neste ano, 691 brasileiros fizeram o pedido de asilo, 304 foram recusados por serem considerados "claramente infundados”, eles também tem o UK Border Force, é uma agência do Home Office responsável pelo controle e segurança das fronteiras.

Desde que o governo trabalhista assumiu o cargo, em julho do ano passado, cerca de 19.000 pessoas foram removidas de acordo com políticas mais rígidas de fiscalização da imigração.

Esse número marca o maior número de deportações de criminosos e indivíduos estrangeiros registrado desde 2.018.

O Home Office está intensificando as operações contra trabalho ilegal no Reino Unido – Restaurantes, obras, residências e até caravanas estão sendo alvo de blitz, o governo está agindo para “limpar” o país de imigrantes trabalhando sem visto.

O Brasil passou a exigir desde 2.024, visto de entrada para estrangeiros, mesmo para uma visita rápida. Essa é uma medida do Ministério da Justiça para dificultar a entrada de imigrantes irregulares no Brasil.

Segundo informações atualizadas do Itamaraty, 64 países precisam de visto para entrar ao Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a medida foi tomada após a Polícia Federal identificar que imigrantes sem documentação adequada estão sendo usados por organizações criminosas de tráfico de pessoas.

Brasil restringe a entrada de imigrante sem visto

O objetivo principal é evitar que passageiros em trânsito parem no Brasil para pedir refúgio no país. As investigações mostraram que os viajantes compram passagens com destino a países da América do Sul e, ao chegar ao Brasil para uma escala, solicitam pedido de refúgio, desistem de seguir para o destino final ou voltar para os países de origem, permanecendo de forma irregular nas áreas restritas dos aeroportos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou em junho deste ano, uma proclamação que restringe a entrada de cidadãos de 19 países aos EUA, "Devo agir para proteger a segurança nacional e o interesse nacional dos Estados Unidos e de seu povo", diz Trump, no documento, o serviço de controle lá é o ICE, que está prendendo muita gente.

Recentemente, Portugal aprovou novas regras enrijecendo a entrada e permanência de estrangeiros no país, o que também deve afetar muitos brasileiros. O país europeu é o 2º país com a maior diáspora brasileira, perdendo apenas para os Estados Unidos. Na última terça-feira, dia 30 de setembro, o Parlamento de Portugal aprovou a Lei de Estrangeiros, que agora segue para sanção do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.


up-arrow.png
bottom of page