top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Brasil – BC decreta liquidação da REAG

são tantas as ligações, que tem que esclarecer
são tantas as ligações, que tem que esclarecer

O BC - Banco Central decretou nesta quinta-feira, dia 15 a liquidação da REAG, instituição investigada por participar de suposta ciranda financeira que inflava artificialmente ativos no caso Banco Master.

A liquidação foi decretada 1 dia após a Polícia Federal deflagrar a 2ª fase da OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO (a 1ª foi em 18 de novembro, no dia, as autoridades cumpriram 5 mandados de prisão, 2 de prisão temporária e 25 de busca e apreensão), que apura a atuação de fundos de investimentos que teriam sido usados para inflar o patrimônio do Master.

Essa nova etapa da investigação teve como alvos endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, a parentes dele e a empresários, incluindo Nelson Tanure e João Carlos Mansur, ex-dono da REAG, gestora investigada no caso Master e suspeita envolvimento com crime organizado.

O cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel, foi preso quando se preparava para deixar o país, de jatinho, com destino a Dubai (assim como Vorcaro), nos Emirados Árabes Unidos. Ele foi solto horas depois.

No ato em que determinou a liquidação, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, nomeou como liquidante a APS Serviços Especializados de Apoio Administrativo, tendo como responsável técnico Antônio Pereira de Souza.

O BC, em nota, disse que a liquidação foi motivada "por graves violações às normas" que regem as atividades das instituições que integram o sistema financeiro.

COMPLIANCE - significa conjunto de práticas e controles para garantir que uma empresa siga leis, regulamentos e padrões éticos, vindo do inglês "to comply" (cumprir), e sua função é minimizar riscos legais.

Zettel, Pastor e Empresário, transita entre o mercado financeiro de alto padrão e a liderança religiosa na Igreja Batista da Lagoinha, é conhecido no universo do empreendedorismo e chama atenção por conexões que misturam POLÍTICA e RELIGIÃO (não segue os ensinamentos do Mestre “dai a César o que é de César e, dai a Deus o que é de Deus”, ou seja, não misture política com religião) em Belo Horizonte.

Elo com igreja lagoinha e “FARRA DO INSS”.

Zettel é pastor na Igreja Batista da Lagoinha, liderada por André Valadão.

As doações foram para:

- Jair Bolsonaro, do PL, doou R$ 3 milhões – a maior doação individual recebida pela campanha à reeleição em 2.022;

- Tarcísio de Freitas, do Republicanos, destinou R$ 2 milhões à campanha do atual governador de São Paulo.

Essa conexão colocou Zettel na mira da CPMI - Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS no Congresso. Em novembro de 2025, os deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e Alencar Santana (PT-SP) protocolaram requerimentos na CPMI para rastrear as movimentações financeiras do empresário e convocá-lo a depor. Os congressistas alegaram a necessidade de investigar possíveis ligações entre entidades religiosas e esquemas de descontos indevidos a pensionistas, citando a fintech.

Só para lembrar, o Deputado Federal Nikolas Ferreira do PL/MG, grande incentivador da CPMI do INSS, se descreve como "cristão, conservador e defensor da família", com fortes ligações com o meio evangélico, especialmente a Igreja da Lagoinha em Belo Horizonte, nunca mais se manifestou sobre a CPMI que diariamente postava notícias.

A ex-ministra e atual Senadora Damares Alves do Republicanos/DF, integrante da Comissão, divulgou lista de igrejas e pastores sob investigação na CPMI do INSS.

Igrejas mencionadas em requerimentos da CPMI do INSS

Adoração Church;

Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;

Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);

Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Todas com pedido de quebra de sigilo.

Pastores citados pela CPMI

Cesar Belucci: convidado a comparecer à CPMI;

André Machado Valadão: convidado a depor e alvo de pedido de quebra de sigilo;

Péricles Albino Gonçalves: convidado a comparecer à CPMI;

Fabiano Campos Zettel: convidado a comparecer à CPMI;

André Fernandes: convidado a comparecer à CPMI.

 

Assista o economista José Kobori, no primeiro vídeo sobre as privatizações de Tarcísio de Freitas, sobre as estatais em São Paulo e o Banco Master, e no 2º vídeo outro programa, o medo de muitos, é DELAÇÃO PREMIADA, interessante que o Senador Ciro Nogueira, era forte candidato a vice-presidente em uma chapa com Tarcísio, e fez muita pressão e manifestação em favor do Banco Master, contra a Intervenção.



up-arrow.png
bottom of page