top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Brasil – entre os dias 10 e 21 de novembro

ree

30ª Conferência das Nações Unidas

sobre Mudança Climática


COP - Conferência das Partes, é o maior evento global da ONU – Nações Unidas para discussão e negociações intergovernamentais sobre mudança climática.

O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU - COP30, sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém/PA, em novembro de 2.025. De acordo com estimativas da FGV - Fundação Getúlio Vargas, é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.

Para o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a COP 30 será diferente de todas as outras. "Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", sentenciou o presidente.

Uma das grandes dificuldades, é hospedagem, mas, navios de cruzeiro que chegaram a Belém para servirem de hotel para estrangeiros durante a COP 30 tem alturas maiores que prédios de 20 andares, com piscinas e quartos luxuosos, o MSC Seaview e o Costa Diadema saíram da Itália no dia 23 de outubro rumo à capital paraense.

Os dois navios ficarão ancorados no recém-inaugurado Terminal Portuário de Outeiro, uma ilha que fica a 20 km do Parque da Cidade, onde será a Blue Zone da COP 30.

Eles foram contratados pelo governo brasileiro para servirem de hotel para delegações estrangeiras durante o evento, juntos, possuem 3.900 cabines, com capacidade para até 6 mil leitos de hospedagem; segundo o governo federal, 1.700 já foram reservados.

Os transatlânticos chamaram atenção dos moradores na região de Outeiro (distrito da Ilha de Caratateua, localizado a cerca de 25 km do centro de Belém) e Icoaraci (distrito de Belém, região norte da cidade e com aproximadamente 200 mil habitantes), agora ligadas por uma ponte recém-inaugurada, de onde eles podem ser vistos de longe.

 


up-arrow.png
bottom of page