top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Brasil - MBL criou o Partido Político MISSÃO - já é o 30º partido político

ree

Dia 4 de novembro, por unanimidade, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral aprovou o pedido de registro e a homologação do estatuto do Partido Missão - MISSÃO.

A sigla, que está posicionada à direita do espectro político e ligada ao MBL - Movimento Brasil Livre (fundado em 2.014, no contexto das manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público e, em seguida, das mobilizações pelo impeachment de Dilma Rousseff como presidente), se tornou a 30ª legenda política do país.

Segundo o TSE, o partido obteve quase 580.000 apoios válidos para sua criação, superando os 547.000 exigidos pela legislação. Com o registro e subsequente homologação de seu estatuto, o MISSÃO está apto a lançar candidatos às eleições de 2.026, receber recursos do fundo partidário e ter acesso gratuito a rádio e televisão.

O líder da sigla e coordenador do MBL, Renan Santos (em uma investigação do Ministério Público contra o MBL por suposta lavagem de dinheiro em 2.020, os promotores afirmaram que até aquela data Renan nunca havia tido um emprego formal e eram sustentados pelo negócio familiar de compra de empresas falidas), o MISSÃO deve ter candidato próprio ao Palácio do Planalto no próximo ano.

Um dos nomes cogitados para a disputa é o do ex-deputado estadual paulista Arthur do Val (conhecido como Mamãe Falei, passou pelos partidos DEM, Patriota, Podemos e União Brasil), que teve o mandato cassado em 2.022 após comentários sexistas sobre mulheres ucranianas, “são fáceis porque são pobres” (será que seriam tão insanos assim???). O próprio coordenador do MBL, Renan, também tem sido citado como potencial candidato.

Durante anos, o MBL apoiou candidaturas de diferentes partidos, como o DEM, o PODEMOS e o PATRIOTA, Kim Kataguiri e Arthur do Val foram eleitos deputados em siglas tradicionais, mas sem uma legenda própria que representasse diretamente o movimento ao qual pertenciam.

O relator do pedido de criação do Missão, ministro André Mendonça, determinou adequações a serem feitas no estatuto da sigla em até 90 dias, Mendonça sugeriu a revogação do parágrafo 3º do artigo 63, conforme o qual os órgãos partidários estaduais poderão abdicar da cota de recursos do fundo partidário mediante declaração emitida para o diretório nacional do Missão.

 

"O referido dispositivo estatutário é incompatível com a orientação deste Tribunal e deve ser suprimido", indicou o relator.

 

Arthur do Val, retirou candidatura para governador em março/22, após vazamento dos áudios sobre as mulheres ucranianas e acabou perdendo o mandato de Deputado Estadual.  Foto de internet


up-arrow.png
bottom of page