Cuidado com os golpistas
- JoCA NEWS
- 22 de ago.
- 1 min de leitura

Conheça os principais golpes praticados
Cada vez mais comuns os casos de golpistas que recorrem à tecnologia de informação, para cometer crimes na internet, os quais utilizam várias técnicas para atrair as vítimas.
Esses cybercriminosos exploram fragilidades e ignorância dos usuários, procuram enganar e persuadir suas vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem alguma ação que possa comprometer a segurança deles e de toda uma organização.
Conheça as formas mais comuns desses golpes, suas consequências e dicas de prevenção.
Furto de identidade: alguém se passa por outra pessoa para obter vantagens ilícitas.
Antecipação de recursos: um golpista induz a vítima a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado com a promessa de que esta receberá um benefício.
Golpes de comércio eletrônico: exploram a relação de confiança do usuário nos negócios on-line.
Phishing: um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário utilizando técnicas obter informações pessoais, como senhas, dados de cartão de crédito ou informações bancárias.
Pharming: golpe que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos.
E, os mais recentes:
Whatsapp: também usado no envio de textos com links ou imagens, que, se clicar, seus dados serão copiados para os criminosos, se, não é conhecido seu BLOQUEIE e EXCLUA.
Ligação telefônica: uma ligação gravada afirma que tem um débito, na sua conta, ou compra de cartão de crédito, e vem a pergunta SE FOI VOCÊ, DIGITE 1, SE NÃO FOI, DIGITE 2, ambas opções serão dirigidas para o golpe, DESLIGUE e BLOQUEIE O NÚMERO.