top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

EUA enviam avião sem identificaçãoe navios de guerra ao Caribe

Avião americano, navios de guerra


Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, frequentemente utilizado em operações especiais do governo norte-americano, pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 21h48 desta terça-feira, dia 19. Mais cedo, antes de chegar à capital paulista, a aeronave já havia aterrissado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Conhecido como Flightradar24, um Boeing 757-200, de matrícula 00-9001, deixou os EUA na segunda-feira, dia 18, partindo da base militar de Wrightstown, em Nova Jérsei. A rota incluiu escalas em Tampa, na Flórida, e em San Juan, em Porto Rico. Na manhã desta terça, o avião seguiu para Porto Alegre, onde pousou a tarde e, posteriormente, seguiu para São Paulo, com autorização do Ministério da Defesa.

Aeronave militar sem identificação

Segundo informações do governo norte-americano, a aeronave está vinculada ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da USAF - Força Aérea Americana. O grupo é responsável por missões de transporte associadas ao Departamento de Estado dos EUA, que podem envolver deslocamento de diplomatas, militares e até agentes da CIA, o mais provável. Há quem diga, pura especulação, mas não impossível, de que vieram “resgatar” o inelegível, acusado de golpe de estado, assim como Trump, Jair Bolsonaro.

Apesar da confirmação sobre a origem e a ligação do Boeing à FAB, ainda não foi informada sobre o objetivo da viagem ao Brasil. A chegada chamou atenção porque o avião desembarcou no Rio Grande do Sul e São Paulo, sem qualquer identificação externa visível.

Enquanto isso, os EUA enviaram navios de guerra para costa da Venezuela, o objetivo é combater cartéis de drogas da região; efetivo inclui 4.000 marinheiros e fuzileiros navais, 3 navios destroieres, USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson, com mísseis guiados “U.S. Aegis” estarão na costa da Venezuela como parte de um esforço para enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas da América Latina. Será que é com poderio militar que se enfrenta cartéis em outros países???.

Segundo informações de um oficial dos EUA, que não foi identificado, disse que o compromisso adicional de recursos militares na região incluiria vários aviões espiões P-8, o Poseidon já está em operação no mar do Caribe, navios de guerra e pelo menos um submarino de ataque.

O oficial disse que o processo estaria em andamento por vários meses e o plano era para eles operarem no espaço aéreo internacional e em águas internacionais.

Os recursos navais podem ser usados não apenas para realizar operações de inteligência e vigilância, mas também como plataforma de lançamento para ataques direcionados se uma decisão for tomada, acrescentou o oficial.

  

up-arrow.png
bottom of page