top of page
Jornal Circuito das Águas - SP e Região.png

Motim parlamentar


Presidente da Câmara negociou fim do Foro Privilegiado e Anistia


Foi um dia de muita tensão no Congresso, quando Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, retomou o comando da Casa depois de 30 horas de motim dos parlamentares da oposição, principalmente do núcleo duro do bolsonarismo.

Motta, do Republicanos-PB e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil-AP, passaram o dia em reunião com o PL e outros partidos buscando um acordo para desocupação dos plenários de votações das casas, sem sucesso. Eles decidiram marcar sessões nas 2 casas na tentativa de colocar fim na obstrução dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro do PL.

Alcolumbre marcou a sessão desta 5ª feira de forma virtual. Já Hugo Motta marcou reunião presencial e reassumiu, só depois da intervenção de Arthur Lira, do PP-AL, e depois de ameaçar suspender os amotinados por 6 meses.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que a oposição conseguiu um compromisso de que a ANISTIA aos acusados de tentativa de golpe e o FIM DO FORO PRIVILEGIADO serão levados à votação. Deputados bolsonaristas garantiram que líderes de partidos como PP e União Brasil concordaram em pautar a matéria.

Aliás, o apoio recebido por PP e União Brasil, que liberaram suas bancadas para não registrar presença nesta quarta-feira, engrossou o motim do PL e do Novo e contribui para a obstrução dos trabalhos no Congresso.

Alguns parlamentares ligados ao centrão disseram:

Vamos trabalhar para votar”, “vamos fortalecer as prerrogativas parlamentares”.

Em meio à crise, Alcolumbre avisou a líderes que não vai ceder a pressões. “Não vou aceitar chantagem”, declarou Alcolumbre em reunião na Residência Oficial. Ele também afirmou que não abrirá mão da prerrogativa de decidir sozinho sobre pedidos de impeachment contra ministros do STF - Supremo Tribunal Federal.

Na Câmara, Hugo Motta discursou ao reassumir a presidência da sessão. “Nossa democracia não pode ser negociada”, afirmou. Ele chegou a acionar a polícia legislativa para desocupar a mesa. “Vamos continuar apostando no diálogo. Só o diálogo mostrará a luz das grandes construções que o Brasil precisa”.

A obstrução do Congresso pelos bolsonaristas ameaçava um dos principais projetos do governo Lula:

A correção da tabela do Imposto de Renda. Por meio de medida provisória, o Planalto ampliou a faixa de isenção para quem ganha até 2 salários mínimos. A Medida Provisória, no entanto, estava perto de caducar. Se a medida provisória não fosse votada até o dia 11, na próxima segunda-feira, ela perderia a validade e a tabela voltaria a ser a mesma de antes da MP.

JoCA NEWS comenta: Esses parlamentares, que já não trabalham, muito menos em benefício do povo e nem do país, seria bom mesmo deixarem as mordaças, para evitar de falar tantas asneiras, fizeram uma obstrução física nas casas legislativas, impedindo que projetos importantes fossem votados, tudo por causa da prisão domiciliar de um sujeito que teria sido expulso do exército ao planejar atentados a bomba em quartéis, era tenente, em negociação, foi a capitão e aposentaram ele, depois, cometeu tantos crimes em suas falas como deputado federal, incentivando tortura, racismo, misoginia entre outras coisas, foi eleito presidente mesmo assim e foi piorando, demonstrava seu negacionismo, criticava vacinas, ignorou a pandemia, ironizava os que estavam com dificuldades em respirar, chegou ao ridículo de dizer “PODEMOS VIVER SEM OXIGÊNIO, MAS NÃO, SEM LIBERDADE”, parece brincadeira, mas, é sério, antes de acabar o mandato, teria apoiado, planejado, instigado o GOLPE DE ESTADO, mas, não deu certo, e agora, ele e seus seguidores fazem de tudo para inocentar esses golpistas, mas, engana-se quem acha que se preocupam com os inocentes úteis, os boi de piranha, bucha de canhão, queriam fazer um projeto para anistiar todos, exceto o ex-presidente e outros cabeças, mas, o próprio chefe, não aceitou, ou incluem ele, ou não terá para ninguém, isso é ser EGOÍSTA, TERRORISTA, antes, dava pena de ver esses seguidores, agora, dá raiva de ver tanta ignorância em ser fanático assim.

Brasil, acima de todos, era o que diziam, mentiram e mentem, cidadão de bem, defende a DEMOCRACIA, a CONSTITUIÇÃO, as LEIS, as INSTITUIÇÕES.

up-arrow.png
bottom of page