Vergonha alheia
- JoCA NEWS
- 15 de ago.
- 3 min de leitura

Trump e clã Bolsonaro
ameaçam soberania brasileira
Donald Trump, presidente dos EUA, publicou em sua rede Truth Social (totalmente fora dos tramites diplomáticos), exigindo que o governo Lula, do Brasil, e o STF – Supremo Tribunal Federal, encerrem processos contra Jair Bolsonaro, sob pena de impor tarifas altas a todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto e acabou voltando atrás em quase 700 produtos, mas, manteve outros com alíquota de 50%. A medida, considerada chantagem, pressão sem precedentes nas relações Brasil-EUA, ataca também o BRICS, que recentemente discutiu alternativas ao dólar.
A ação contou com articulação de Eduardo Bolsonaro, Deputado Federal, licenciado, mas já expirou o prazo e mesmo assim, disse que não renunciará ao cargo, ele fugiu para os EUA para influenciar aliados de Trump a impor sanções ao Brasil caso não haja ANISTIA aos responsáveis pelo 8 de janeiro, mirando especialmente o seu pai, não estão preocupados com os demais presos, e disse recentemente, que espera novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e sanções adicionais a autoridades do país, também teria dito “Os ministros do STF têm que entender que perderam poder. Não há cenário em que o Supremo saia vitorioso desse imbróglio. Eles estão em conflito com a maior potência econômica do mundo”, diz ainda, que irá às “últimas consequências” para tirar ‘psicopata’ Moraes do STF e que os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), “estão no radar” do Trump e podem ser alvos caso não deem início à tramitação do projeto de anistia aos condenados nos atos de 8 de janeiro de 2023 (leia-se, seu pai) e ao processo de impeachment de Alexandre de Moraes, é ou não é atitude de TERRORISTA, CHANTAGISTA???.
A postura expôs a hipocrisia da extrema-direita brasileira, inclusive aliados como Tarcísio de Freitas, que apagou fotos em suas redes sociais, ligadas ao trumpismo, com boné vermelho escrito MAGA, acrônimo de “Make America Great Again”, e não está conseguindo explicar aos empresários do estado que governa como uma tarifa de 50% sobre seus produtos pode ser positiva, diante do impacto econômico da tarifa. O clã Bolsonaro, autoproclamado patriota, ameaça a economia e vincula empregos à anistia de Jair Bolsonaro, ignorando que a PGR pediu sua condenação por 5 crimes, incluindo golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.
São todos considerados TRAIDORES DA PÁTRIA, a mais recente frase dita pelo ZERO 3, o BANANINHA, foi que “os brasileiros entendem que o tarifaço de Trump é o sacrifício a ser feito, nossa liberdade vale mais que a economia”, é uma frase tão idiota quanto a do seu pai, quando disse “PODEMOS VIVER SEM OXIGÊNIO, MAS NÃO, SEM LIBERDADE”, o interessante, é que os mais prejudicados, são os do AGRO, mas, que mesmo assim, continuam apoiando esse CLÃ.
É claro que as exigências, não poderão ser atendidas, pois, independe do governo brasileiro, está no judiciário, coisa que ele Trump, não respeita. Nesta semana o republicano determinou o envio de centenas de militares da Guarda Nacional para Washington, alegando insegurança, quando na verdade, não passa de uma mentira, está agindo como DITADOR; sob o lema “tornar DC segura outra vez”, Donald Trump anunciou dia 11 a intervenção durante um período de emergência de 30 dias, “Vou tornar a nossa capital mais segura e mais bonita. Os sem-teto têm de sair imediatamente. Crime, selvajaria, sujidade” afirmou.
A prefeita de Washington DC, Muriel Bowser, é democrata, segundo dados oficiais da Polícia Metropolitana, a taxa de crimes violentos na capital, é a mais baixa dos últimos 30 anos. Trump havia enviado 2 mil soldados da Guarda Nacional para reprimir protestos contra a imigração em Los Angeles, ignorando as objeções do governador da Califórnia, Gavin Newsom, também democrata, em uma atitude rara.
Trump, disse que a criminalidade na capital norte-americana superou a registrada em diversas capitais globais, classificadas por ele como “piores lugares do mundo” – incluindo Brasília, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, respondeu discordando, mas, de uma forma submissa, tímida, parece estar com medo de não poder ir até a Disney (contém ironia).
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Foto: na Avenida Paulista, dia 10 de julho de 2025, manifestantes empunham cartaz com a foto do presidente americano Donald Trump e do ex-presidente Jair Bolsonaro em protesto. Paulo Pinto/Agência Brasil.